Festival de Luzes ilumina São Paulo entre agosto e setembro

São Paulo finalmente ganha um Festival de Luzes para chamar de seu, colocando a cidade no rol das grandes metrópoles globais que já fazem esse tipo de evento, como Londres, Berlim, Amsterdã e Sidney. A iniciativa é da Visualfarm, produtora  (que eu adoro!) que faz trabalhos belíssimos de projeções mapeadas. A curadoria fica nas mãos do VJ Alexis Anastasiou.

Serão 8 dias de apresentações divididas em três espaços distintos: Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, Praça Victor Civita e Avenida Paulista. Serão utilizadas tecnologias avançadas de projeção mapeada e instalações de arte mídia.

O objetivo do festival é valorizar monumentos, praças e edifícios da cidade, proporcionando aos seus habitantes um novo olhar e relação com eles.

A primeira apresentação acontece no dia 17 de agosto, no Monumento às Bandeiras, um dos mais icônicos de São Paulo. A equipe da Visualfarm pretende transformar o monumento estático em uma metáfora viva para o futuro do país. A apresentação se repete nos dias 18 e 19 de agosto, sempre das 19 à 0h.

No fim de semana seguinte, entre 24 e 26 de agosto, será a vez dos artistas VJ Suave, Leandro Vigas e Roberta Carvalho apresentarem suas instalações na Praça Victor Civita, em Pinheiros. Combinando o uso de tecnologias com suportes naturais para projeções e muitos efeitos de luz, as árvores e construções da praça serão transformadas em uma experiência imersiva pelos artistas. As apresentações serão das 19h às 23h.

As duas últimas apresentações acontecem nos dias 1 e 2 de setembro num dos cartões postais da cidade, a Avenida Paulista, com os artistas João Pirolla e Elka Andrello. Eles farão uma vídeo-instalação projetada na fachada do Shopping Center 3, na esquina com a Rua Augusta. A ideia é mostrar e promover uma reflexão sobre os encontros e desencontros de pessoas de diferentes culturas que transitam pelas calçadas da avenida. O espetáculo será das 19 à 0h.

Apresentações

– Monumento às Bandeiras, Parque do Ibirapuera, espetáculo criado pela equipe da Visualfarm a ser apresentado nos dias 17, 18 e 19/8, das 19 às 24h;
– Parque Victor Civita, Pinheiros, instalações criadas pelos artistas VJ Suave, Leandro Vigas e Roberta Carvalho nos dias 25, 25 e 26/8, das 19 às 23h;
– Shopping Center 3, avenida Paulista esquina com Rua Augusta, vídeo-instalação criada pelos artistas João Pirolla e Elka Andrello nos dias 1 e 2 de setembro, das 19h às 24h.

 

Tudo gratuito!

*Foto capa: Layout da projeção do Monumento às Bandeiras por Tamara Serantes, Visualfarm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *