São Paulo ganha exposição de Hitchcock no MIS

[Para ouvir lendo: Hitchcock – Bastidores do Suspense]

Alfred Hitchcock é um dos diretores de cinema mais influentes na história. Nascido em Londres em 1899, o mestre do suspense não tinha em suas primeiras intenções trabalhar na indústria cinematográfica: ele queria ser engenheiro. Mas a vida o levou para a escrita criativa, onde trabalhou como editor de uma revista de uma empresa de cabos, e depois para trabalhar na Famous Players-Larsky, um braço inglês da gigante Paramount. E, a partir daí, nasceu a lenda.

Uma das coisas mais surpreendentes do trabalho de Hitchcock, é como ele estava presente em todas as etapas dos filmes que fazia: pré-roteiro, direção de arte, direção de fotografia, design do poster, plano de divulgação, finalização e edição dos filmes. E é sobre essa onipresença do diretor em cada detalhe de seus filmes que trata a nova exposição do MIS: Hitchcock – Bastidores do suspense, que inaugura nessa sexta, dia 13 (bem própício, aliás).

img_20180712_105531584

A exposição foi concebida e desenvolvida pelo museu e tem a curadoria de André Sturm, cineasta e Secretário da Cultura da Cidade de São Paulo. É importante ressaltar que o processo inteiro – cerca de dois anos – foi todo feito em São Paulo, é a primeira exposição internacional construída do zero pelo MIS. Junto com a exposição, o museu preparou ainda alguns eventos dedicados ao mestre. No dia de abertura vai rolar uma maratona de cinema que acontece das 22h do dia 13 até às 10h do sábado, dia 14. Os filmes da programação são Os pássaros, às 23h, Trama Macabra, às 1h, e por fim O homem que sabia demais, às 3h. Quem compra ingresso para a maratona tem direito a visitar a exposição que estará aberta também durante essa madrugada.

O MIS também vai oferecer o curso O Cinema de Alfred Hitchcock que acontecerá do dia 16 de julho a 27 de agosto, das 19h às 22h. Ele vai ser ministrado pelo Carlos Primati, que é jornalista, crítico e pesquisador, e pelo Marcelo Lyra, que é jornalista, professor e crítico de cinema, e vai tratar de toda a obra do diretor, desde o cinema mudo até a participação na produção de séries de TV. A ideia é analisar as obras do diretor e entender o porquê dele ser tão importante na história do cinema mundial.

O que esperar da exposição do MIS

Foto: Daniella Valentin
Foto: Daniella Valentin

A convite do MIS, nós fomos hoje conhecer a exposição. Como o nome mesmo diz, ela é voltada aos bastidores das obras de Hitchcock, seu processo criativo e atenção aos mínimos detalhes. Não espere figurinos ou objetos de filmes, a ideia não é essa. Tem sim muita foto de filmes, bastidores, postêres e muita informação sobre as diversas etapas do diretor. O que achei mais interessante foi que para cada filme que ele dirigiu, o MIS montou uma salinha com uma ambientação específica e cenas referentes. Na porta de cada uma dessas salinhas, tem um resumo do filme e também curiosidades sobre algumas decisões de direção que ele tomou para aquele trabalho.

img_20180712_115220865_ll

img_20180712_114247972_ll

img_20180712_120135942_ll

Duas outras coisas super legais da exposição: ainda na bilheteria, tem uma máquina de tirar fotos. O cenário é claro que é o banheiro de Psicose, o filme mais famoso do diretor. A máquina ainda faz a trilha sonora famosa do filme e as fotos podem ser enviadas por e-mail. A segunda, é que existe uma Experiência Bates Motel, um jogo de escape onde você tem 6 minutos para sair do quarto do famoso motel.

Cabine Fotográfica. Foto: Daniella Valentin
Cabine Fotográfica. Foto: Daniella Valentin
img_20180712_121737389
Experiência Bates Motel. Foto: Daniella Valentin

Hitchcock – Bastidores do suspense
De 13 de julho a 21 de outubro. De terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 20h
Museu da Imagem e do Som. Av. Europa, 158 – Jardim Europa
R$ 12,00, a inteira. A entrada é gratuita às terças.

 

Dani Valentin

Campineira que adotou São Paulo como cidade do coração. Botequeira e vegetariana, ela ama histórias curiosas e obscuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *