Bixiga a pé: Um crowdfunding para mapear as histórias do Bixiga

Para melhorar uma cidade, é preciso fazer que seus habitantes criem uma conexão e um relacionamento com ela. E uma das maneiras mais eficientes de fazer isso acontecer é caminhando pela mesma. É nisso que aposta o SampaPé!, uma ong criada em 2012 e que incentiva as pessoas a andarem a pé por São Paulo. Eles promovem desde então mobilizações sociais, caminhadas culturais, programas em rádio e mapeamento de bancos para sentar. Foram também um dos idealizadores e mobilizadores para a Paulista Aberta.

O novo projeto do SampaPé! toca em uma região que a gente ama: o Bixiga. O Bixiga a Pé procura promover essa conexão que já falamos ali em cima com o bairro, de forma desacelerada e apreciativa, fazendo um mapa que vai, não só mostrar os lugares icônicos do bairro, mas também contar as histórias dele. E não para por aí: a segunda meta do projeto é implementar na própria região uma sinalização com informações históricas nos pontos de interesse.

bixigaape

Se você, assim como a gente, achou a ideia maravilhosa, saiba que tem como ajudar a sair do – e no – papel: o SampaPé! está fazendo um crowdfunding para por o projeto nas ruas. Pelo Partio é possível colaborar com valores de 30 a 180 reais, ou, se você tem uma empresa, patrocinar o mapa – e ter o seu logo impresso ali – com valores a partir de 400 reais. Qualquer contribuição já dá direito ao mapa, mas as recompensas aumentam com o valor: tem adesivo, camiseta, ilustração e passeio. Mas – vamos ser piegas, sim – a gente sabe que a maior recompensa é ter esssas informações de forma fácil e objetiva para aproveitar melhor o amado Bixiga.

Dá uma olhada no vídeo e apresentação e corra lá para o Partio para contribuir. O crowdfunding fica no ar até dia 23 de maio.

 

* Foto de capa: D A V I D S O N L U N A / Unsplash

Dani Valentin

Campineira que adotou São Paulo como cidade do coração. Botequeira e vegetariana, ela ama histórias curiosas e obscuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *