8 marcas de slow fashion para conhecer na região de Pinheiros e Vila Madalena

Na contramão das fast fashion (sim, aquela dos escândalos de mão-de-obra escrava e peças, muitas vezes, descartáveis), surgiu o movimento slow fashion, que propõe uma moda consciente. Pense em peças produzidas em menor escala, feitas para durar e marcas que têm a preocupação de causar o menor impacto possível ao meio ambiente e à sociedade, em geral.

Como consultora de estilo, posso dizer que sou bem fã dessas marcas, não só por tudo isso que falei no parágrafo aí de cima, mas porque são nessas marcas que a gente consegue achar peças com design único e qualidade excelente.

Em São Paulo, a maioria delas estão na região de Pinheiros e Vila Madalena, então se você pretende desbravar esse universo, recomendo que comece por lá!

Flávia Aranha

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

É, provavelmente, a marca mais comprometida com a moda consciente de toda essa lista. Isso porque a estilista cuida de perto de cada etapa de todo o processo de desenvolvimento e produção das suas peças. O resultado são roupas lindas, dessas que dá vontade de morar dentro, todas feitas com matéria-prima orgânica e tingidas com técnicas naturais. Além disso, a Flávia também ensina essa técnica de tingimento no seu atelier e promove um brechó online no site da marca!

Onde: rua Aspicuelta, 224 | Vila Madalena
http://flaviaaranha.com/

Iara Wisnik

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Tecidos confortáveis em cores marcantes, toques de alfaiataria e uma modelagem bem trabalhada. Peças simples, práticas, descontraídas e elegantes que formam um mix enxuto, mas capaz de criar um guarda roupa completo e especial: essa é a proposta da Iara. Em clima intimista, os produtos são confeccionados em pequenas quantidades, e vendidos quase exclusivamente no atelier e no site.

Onde: Rua Beatriz, 54 – Casa 3 | Vila Madalena
www.iarawisnik.com

Heloísa Faria

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Pra quem ainda acha que sustentabilidade e sofisticação não andam juntos, a Heloísa Faria taí pra provar que isso é possível, sim! A estilista cria roupas super autorais, com construção e acabamentos sofisticados, usando tecidos reaproveitados e biodegradáveis.

Onde: Rua Harmonia, 342 | Vila Madalena
www.heloisafaria.com.br

Karmen

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Karmen tem como causa principal a preocupação com o desperdício da indústria têxtil. Por isso, ela utiliza tecidos de qualidade que a indústria não quis mais. O resultado: possibilidades infinitas de estampas e peças únicas. Além disso, a marca tem um visual bem contemporâneo e a cada coleção convida artistas diferentes para dar vida a algumas peças.

Onde: loja da Heloísa Faria | Rua Harmonia, 342 | Vila Madalena
http://www.karmen.com.br

My Fots

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Instalada num sobrado em Pinheiros, a loja da MyFots tem cara de casa de vó, um lugar pra se sentir acolhido e bem-vindo. Lá dentro, peças atemporais, confortáveis, versáteis e feitas para durar. A marca foi criada pela estilista Tatiana Marcondes com a ideia de agregar simplicidade e versatilidade tanto na forma de trabalhar quanto na relação com as pessoas e coleções. Além das peças masculinas e femininas, desde 2017, a marca também faz roupas para crianças, sem distinção de gênero.

Onde: Rua Padre Carvalho, 379 | Baixo Pinheiros
https://www.myfots.com/

Georgia Halal

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Alfaiataria moderna, peças com design atemporal, tecidos de qualidade e acabamento impecável. De quebra, quem visita o atelier, é recebido pela própria Georgia que é um amor de pessoa. Além das peças disponíveis para venda, a estilista também faz roupa sob medida, dá aulas de costura no próprio atelier e vira e mexe promove eventos feitos de e para mulheres que querem se fortalecer e se apoiar. #grlpwr

Onde: Rua dos Pinheiros, 339 | Pinheiros
www.georgiahalal.com.br

Comas

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Comas produz peças por meio da técnica de “upcycling”, processo pelo qual produtos descartados são recuperados, transformados e recolocados no mercado. O elemento principal da marca são as camisas masculinas, que nas mãos da estilista Augustina Comas, se transforma em saias, tops, vestidos… Augustina também ministra workshops, palestras e consultorias para empresas que buscam repensar seus resíduos e processos produtivos.

Onde: na loja da Insecta Shoes | Rua dos Pinheiros, 342- Pinheiros
https://comas.com.br/

Insecta Shoes

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Não podia encerrar essa lista sem uma marca de calçados. A Insecta transforma peças de roupas usadas e garrafas de plástico recicladas em botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal. Não bastasse isso tudo, os sapatos ainda são lindos e confortáveis.

Onde: Rua dos Pinheiros, 342- Pinheiros
https://www.insectashoes.com

 

* Foto de capa: Reprodução

Carol Garcia

Carol Garcia é consultora de estilo, mestre em Comunicação e Semiótica e pesquisadora. Não acredita em “pode” e “não pode”, acha todo mundo deve ter liberdade para ser e usar o que quiser.

2 thoughts on “8 marcas de slow fashion para conhecer na região de Pinheiros e Vila Madalena

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *