Rapidinhas SP24hrs: começa hoje a Plana Festival na Cinemateca

No começo era só mais uma feira ocasional, que juntava editoras e autores independentes em um fim de semana estratégico por ano da cidade. Mas o passado modesto ficou para trás, e a antiga Feira Plana virou a Plana Festival Internacional de Publicações. A Plana chega à sua 6ª edição – entre hoje e domingo – com um cardápio de conversas, oficinas, visitas guiadas, slams de poesia, mostra de cinema e exposições que é para ninguém botar defeito. O festival ficou tão grande e diverso, que teve que se instalar na Cinemateca (e fora dela) para poder acolher toda a programação.

feira plana, plana festival
Leszek Brogowski – foto: Nicolas Chevalier

Para essa edição, que tem como tema “Volta ao Nada”, eles esperam cerca de 200 editoras nacionais e internacionais que colocarão suas publicações à venda. Entre elas estarão a Baba Yaga para as crianças, Kinoruss para os cinéfilos, a Ubu lança o livro novo do André Bazin, e Desapê, com as relíquias dos anos 50 e 60 para os colecionadores de plantão. Mulheres poderosas como Amara Moira, Rita Mourão, Jarid Arraes, Christine Greiner e Djamila Ribeiro estarão lá com seus trabalhos.

Vão rolar ainda a fala do professor francês Leszek Brogowski, os Poetas Ambulantes levando poesia falada a ônibus coletivos de São Paulo, lançamento da revista Flaneur dedicada à Rua Treze de Maio, leitura de Juliano Pessanha, performance do duo Tetine, muitos muitos filmes, e mais um monte de coisas bacanas para todos os gostos.

feira plana, plana festival
Revista Flaneur 07 – edição São Paulo

A entrada é gratuita, mas eles sugerem uma doação não-obrigatória de R$10, que pode ser feita na porta. Toda a programação do evento está no site oficial do festival. Com certeza você vai achar alguma coisa com a tua cara para participar. Bora?

Plana Festival Internacional de Publicações
Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino

Sexta, 23.03, das 17h às 20h
Sábado e domingo, 24 e 25.03, das 11h às 20h

*Foto do destaque: Plana Festival 2017 – Divulgação

Renato Salles

Paulistano da gema e da clara, conhece o mapa de São Paulo melhor que muito taxista (mas foge do trânsito como da cruz!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *