Rapidinhas SP24hrs: 5 coisas para fazer com a cidade vazia

Aparentemente, 2,5 milhões de veículos deixaram São Paulo neste feriadão. Se calcularmos uma média de 3 pessoas por carro…Bom, faça a matemática!

Com as ruas visivelmente mais vazias, trânsito tranquilo e filas menores, dá até um ânimo maior de curtir São Paulo, não dá? E se você foi um dos que ficaram por aqui neste feriadão como eu, aí vão umas dicas de programações divertidas, baratinhas ou gratuitas para fazer enquanto a vida da cidade não volta ao normal.

Então se você estiver sem planos, morgando na frente da TV, aproveita! A cidade te espera.

Visitar a exposição The Clock no IMS

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Já falamos dele aqui outro dia. Obra do americano Christian Marclay, exposta no IMS da Paulista, ‘The Clock‘ é um filme que dura exatas 24 horas, feito como uma grande colagem de pequenos trechos de filmes, que vão se interligando através dos sons. Estão ali pedaços de filmes que vão de Bergman e Kurosawa a Tarantino e Woody Allen. De Indiana Jones a Noite dos Mortos-Vivos. De Orson Welles a Adam Sandler. O que esses pedaços de filmes tem em comum é o tempo. Mais especificamente o relógio. Em todas as cenas aparece um relógio, ou alguém dizendo a hora. E esses relógios estão sincronizados com a hora real do dia. Assim, conforme o filme avança, o espectador consegue acompanhar a passagem do tempo.

E o mais legal é, que por se tratar de uma obra que dura 24 horas, dá para visitar ele de madrugada. Sim, de madrugada! No final de semana, a obra fica aberta ao público das 10h da manhã de sábado até as 20h de domingo. Bora?

The Clock
Instituto Moreira Salles – Av. Paulista, 2424 – Jardins
De terça a sexta, das 10h às 22h
Feriados (exceto segunda), das 10h às 20h
De sábado às 10h até domingo às 20h
Gratuito.

Se divertir no Catavento Cultural

Foto: Jo Machado
Foto: Jo Machado

É um dos museus/centro culturais mais legais da cidade. Deixa crianças e adultos alucinados com as engenhocas, interatividades e curiosidades do mundo da ciência. É do tipo de programa que rola fazer com a cidade cheia, mas em feriados prolongados as filas ficam menores e dá para aproveitar melhor as atrações do lugar. O Catavento é uma programação para o dia todo e para a família toda. É satisfação garantida!

Catavento Cultural
Av Mercúrio, s/n – Pq Dom Pedro II – Brás
De terça a domingo, das 9h às 16h  – Permanência até às 17h

R$ 6

Aproveitar os shows do Rua ao Cubo no Largo da Batata

O Rua ao Cubo é um cubo dinâmico que leva cultura, diversão e arte para espaços públicos. A partir do dia 1 até o dia 14 de novembro, a 5° edição do projeto estará no Largo da Batata com uma programação cheia de shows, danças, exposições, picnics, oficinas e projeções. Tudo gratuito!

Além de estimular o encontro entre pessoas e das pessoas com a praça, o projeto ainda conta com estudos e pesquisas para descobrir comportamentos, desejos e necessidades das pessoas da região. Tudo para que, juntos, a gente descubra como transformar o Largo da Batata em um lugar em um lugar ainda mais agradável. 

Olha só a programação que te espera!

Rua Ao Cubo – Largo da Batata
Largo da Batata – Pinheiros
Até 14 de novembro – Diversos horários
Gratuito

Pinacoteca de graça e com feirinha para compras

A Pina tá com tudo nesse feriadão! Além da entrada gratuita durante esses dias, a programação vai além da arte. Nas salas de exposições tem o incrível Daniel Acosta ROTORAMA, com  “Sistema de Giroreciprocidade”, e a celebração dos 120 anos de Di Cavalcanti, com a expo “No subúrbio da modernidade“. Ah! E nos dias 4 e 5, no estacionamento – que vai estar fechado para carros – rola o Mercado Manual. Um festival de artesãos, designers e pequenos produtores, que têm seus projetos autorais criados manualmente e em pequena escala. Além do consumo ético, o Manual é um programa cultural familiar completo, com atrações musicais e oficinas gratuitas sobre manualidades. Perde não!

Programação completa aqui!

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 2 – Luz
De quarta a segunda, das 10 às 17h30
Gratuito

Se exercitar no Ibirapuera ao som de orquestra

foto: Spetto San
foto: Spetto San

Quem costuma fugir do Ibira por conta da muvuca no fim-de-semana, esse feriadão é a época ideal para poder curtir o pulmão verde de São Paulo com mais tranquilidade. E além de poder correr, pedalar, patinar e passear com a criançada e com os dogs mais sossegado, nessa sexta rola ainda um presentão gratuito para quem estiver por lá.

Na área externa do auditório vai ser exibida uma cópia restaurada do filme mudo ‘O Homem Mosca’, de 1923, celebrando o centenário do personagem ícone do cinema mudo interpretado por Harold Lloyd. A cereja do bolo é que a sessão terá acompanhamento musical da Orquestra Jazz Sinfônica, sob a regência do maestro brasileiro João Maurício Galindo. A trilha que será executada foi criada especialmente para o longa pelo maestro e compositor anglo-americano Carl Davis. Vai sei lindo!

O Homem Mosca & Orquestra Jazz Sinfônica
Auditório do Ibirapuera – Parque Ibirapuera
Sexta, 03.11, das 20h às 23h
Gratuito

Jo Machado

O Jo é um amante curioso, fiel e sem firulas da cidade. Adora vê-la fluir. Ver suas ruas cheias de vida e histórias. Fica feliz com os causos da cidade de outrora e gostaria de ter vivido por aqui também em outras épocas. Ama a diversidade da cidade, com ênfase na vasta gastronomia presente por aqui. Ele lambe os beiços só de pensar, acredite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *