Moved by Mindfulness, um novo espaço em SP para viver o presente

A palavra anda na moda, mas muita gente não sabe muito bem do que se trata. Mindfulness é o processo psicológico de trazer a atenção para a experiência do presente, que pode ser desenvolvido através da meditação. Parece complicado mas não é, e qualquer um pode praticar. Um novo espaço, aberto no fim de agosto, promete trazer mais e mais adeptos para esse movimento, que quem experimenta diz que a vida muda para sempre.

O Moved by Mindfulness é o primeiro espaço de meditação laica do país, totalmente dedicado ao mindfulness. A empreitada é da Moira Malzoni, formada pela na UCLA, e do Marcelo Maia, formado na prática pela Unifesp, principal centro nacional na área. Eles perceberam que faltava no Brasil um modelo de estúdio que tem feito sucesso em Los Angeles e Nova York, e que tem tudo para pegar aqui em São Paulo.

Marcelo Maia e Moira Malzoni
Marcelo Maia e Moira Malzoni

O estúdio tem uma grade horária de sessões guiadas durante todo o dia. Os alunos – mesmo os que não têm experiência – podem simplesmente entrar e participar, no horário que for mais conveniente para eles. É possível pagar por aula avulsa ali na hora mesmo ou fazer planos maiores, por número de sessões, ou mensais. Por enquanto, as sessões ainda estão tranquilas, mas logo será possível reservar o lugar na sala através do site.

Eu já tinha feito meditação algumas poucas vezes, mas sempre associada à pratica de yoga. Fui participar de uma sessão experimental na Moved, mesmo estando bastante inseguro com a minha completa inabilidade segurar as rédeas da minha mente divagadora. De cara, fui convidado a deixar os sapatos, carteira, celular, tudo em um armário no canto, que era para esquecer realmente a vida lá fora por alguns minutos. Para os viciados em conectividade, eles ainda usaram um truque para fazer todo mundo desconectar: os lockers contam com uma entrada USB para para você deixar o celular carregando durante a aula. A mentoria feita pela Denise foi muito tranquila e fácil de acompanhar. Mas ao fim da meditação, tive certeza que preciso praticar mais. Percebi o quanto vivo em eterno estado de cacofonia mental, o que me tira o tempo inteiro o foco e a harmonia. Aposto que muitas gente vai se identificar com isso.

moved by mindfulness
Sapatos e celulares ficam do lado de fora das sessões

Além disso, a Moved ainda vai oferecer cursos de mindfulness, que tem o objetivo de apresentar a meditação de forma mais aprofundada, mesclando aulas práticas, exercícios para o dia-a-dia, e conteúdo teórico. O curso, que é composto por 6 encontros semanais, prepara as pessoas para desenvolverem seus próprios processos para incluir o mindfulness no dia-a-dia. Mas o curso não é nada necessário para quem quer participar das sessões regulares, apenas um complemento. E para quem já tem o hábito da meditação, mas não tem um lugar adequado para praticá-la, uma sala fica à disposição para quem quiser, sem a necessidade de horário fixo ou acompanhamento.

Se você já pratica a meditação, vale a pena dar um pulo lá na Moved para conhecer o espaço, a Moira e o Marcelo, e as sessões, que são um ponto de apoio maravilhoso para se aprimorar. Mas se você nunca fez meditação na vida, e acha que isso não é para você, recomendo muito marcar uma aula experimental, para ver que o mindfulness não é nenhum bicho de sete cabeças, e todo mundo só tem a ganhar com a prática. Essa primeira sessão tem preço promocional de só R$30. Tenho certeza que você vai querer fazer um plano mensal rapidinho.

A sala de prática da Moved by Mindfulness
A sala de prática da Moved by Mindfulness

Moved by Mindfulness
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1394 – Jardim Paulistano
(11) 3082-4134
De segunda a sexta, das 7h às 20h. Sábados, das 10h às 20h

Renato Salles

Paulistano da gema e da clara, conhece o mapa de São Paulo melhor que muito taxista (mas foge do trânsito como da cruz!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *