Olho no olho para humanizar a cidade

Que tal a gente combinar de, no próximo dia 23 de setembro, nos encontrarmos lá no Ibirapuera e nos olharmos olho no olho, com apreciação, sem nem mesmo nos conhecermos? Curtiu a idéia? – Não?! Bom, deixa eu explicar melhor então?!

No próximo dia 23, São Paulo vai participar do maior experimento de contato visual do mundo, o World’s Biggest Eye Contact Experiment. O evento proporciona a troca de olhares entre estranhos como um forma de humanizar as cidades, e busca trazer para a realidade do nosso cotidiano um momento em que possamos sentir um gostinho de que um mundo mais humano é super possível.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste mesmo dia, milhares de pessoas em diversos países vão parar e olhar ao redor, reconhecer o próximo e se mobilizar por um mundo com mais empatia, mais humanidade nas relações e mais conexão. Essa iniciativa fofa e curiosa é coordenada pelo The Liberators International, com ajuda de voluntários e é totalmente gratuito. É só chegar, sentar e olhar no olho de um outro alguém. Pelo menos por um minuto,  sem dizer nada.

“Por meio desse experimento, além de estabelecermos um contato profundo de apreciação do outro, estamos também nos permitindo ser olhados, nos colocando em um lugar de vulnerabilidade e nos conectando com a nossa humanidade”, pondera Flávia Sato, coorganizadora do capítulo de São Paulo.

Para Thayna Meirelles, especialista em comunicação não-violenta e coorganizadora do evento, “…este experimento está totalmente alinhado com o mundo que queremos, no qual relações autênticas são co-construídas. Precisamos vencer esse medo de nos conectar verdadeiramente com o outro, reconhecer e acolher nossos sentimentos e emoções, comunicar nossas necessidades e nos mostrar como realmente somos. A vulnerabilidade não é sinônimo de fraqueza, como fomos ensinados a pensar, ao contrário, é o único meio possível para a verdadeira conexão humana. Assumi-la é enfrentar nossos medos, e o caminho para deixar as máscaras sociais de lado e viver uma vida autêntica.

Convide os amigos, chame a família, o chefe e o colega da academia. Vamos todo exercitar um pouco de empatia e fazer essa cidade um lugar um pouco mais humano. E não esqueça o filtro solar e uma almofadinha ou canga para se sentar.

Te vejo lá. Literalmente!

World’s Biggest Eye Contact Experiment 2017
23 de setembro, sábado, a partir das 14h.

Praça da Paz – Parque Ibirapuera
(Em caso de chuva o evento será realizado em outro local, mas ainda dentro do
Parque. A organização irá comunicar a alteração, caso haja, no evento do Facebook. Confirme
presença para receber as atualizações).

* Foto destaque: MyStock.Photos

Jo Machado

O Jo é um amante curioso, fiel e sem firulas da cidade. Adora vê-la fluir. Ver suas ruas cheias de vida e histórias. Fica feliz com os causos da cidade de outrora e gostaria de ter vivido por aqui também em outras épocas. Ama a diversidade da cidade, com ênfase na vasta gastronomia presente por aqui. Ele lambe os beiços só de pensar, acredite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *