Inscrições para o Miss Calçada 2017 estão abertas!

São Paulo tem vivido, nos últimos anos, uma verdadeira batalha entre carros, transporte público e bicicletas. Numa cidade frenética como a nossa, é normal que a locomoção seja um assunto tão importante e espinhudo. Mas entre motoristas e bikers, coxinhas e petralhas, existe uma parcela da população esquecida, da qual, em algum momento, todos nós fazemos parte: o pedestre. Todo mundo anda na rua, e nesse quesito São Paulo deixa bem a desejar. Buraco, poste, degrau, mato, nossas calçadas são um desastre.

Calçada em Higienópolis - foto: Maria Aparecida dos Santos Silveira
Calçada em Higienópolis – foto: Maria Aparecida dos Santos Silveira

Para celebrar os transeuntes, a ONG SampaPé organizou a Semana do Caminhar entre os dias 7 e 13 de agosto, inspirada pelo Dia Mundial do Pedestre. A data, comemorada no dia 8 de agosto, foi escolhida por ser quando os Beatles tiraram a icônica foto atravessando a Abbey Road, em 1969. E para estimular as pessoas a participarem da Semana do Caminhas, eles criaram o concurso Miss Calçada SP.

O Miss Calçada SP vai premiar a melhor calçada da cidade. As concorrentes serão todas sugeridas de forma colaborativa, pelo público caminhante via redes sociais. Quem quiser inscrever uma candidata, basta postar até o dia 4 de agosto uma foto dela no Facebook ou Instagram, com endereço de onde foi tirada, uma frase explicando por que gostou da calçada, e usar as hashtags #SemanaDoCaminhar e #MissCalcadaSP ou #MissCalçadaSP.

Concurso Miss Calçada SP 2017
Concurso Miss Calçada SP 2017

 

Entre os dias 7 e 11, as fotos ficarão expostas na página do SampaPé no Facebook, no álbum Miss Calçada 2017. A foto com mais likes ganhará uma intervenção lúdica especial no dia 13 de agosto, encerrando a Semana do Caminhar. No mesmo dia, as outras cidades participantes da ação – Curitiba, Juazeiro do Norte, Rio de Janeiro e São Carlos – divulgarão suas campeãs também.

A ideia por trás do concurso é fazer com que as pessoas prestem atenção aos inúmeros problemas enfrentados pelo pedestre, e também que percebam que bons exemplos e soluções existem. Basta exigirmos melhores condições para os espaços públicos. “Não nos faltam maus exemplos de calçadas que são completamente abandonadas, esburacadas e com inclinações desumanas. Por isso mesmo, queremos ser propositivos, fazer com que o olhar das pessoas se volte às belezas, criar um banco de imagens de boas calçadas e premiar aqueles que se esforçam para manter linda e adequada uma parte tão importante da infraestrutura de mobilidade a pé da cidade”, explica Letícia Sabino, diretora da organização SampaPé, organizadores da Semana do Caminhar. Vamos participar?

*Foto do destaque: Flickr – Daniela Goulart

 

Renato Salles

Paulistano da gema e da clara, conhece o mapa de São Paulo melhor que muito taxista (mas foge do trânsito como da cruz!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *