Frestas Trienal de Artes em Sorocaba

Nem tudo acontece só em São Paulo. Cada vez mais temos grandes (e ótimos eventos) nos arredores, e o interior tem também entrado na agenda. Sorocaba recebe entre agosto e dezembro a Frestas Trienal de Artes, que tem “Entre Pós-Verdades e Acontecimentos” como o tema central da segunda edição. Foram selecionadas 160 obras de 58 artistas contemporâneos, de 13 países e diferentes gerações, questionando as ambiguidades formais e conceituais presentes nas artes e as duvidosas verdades dos discursos midiáticos cotidianos. O objetivo da trienal é promover intercâmbio entre artistas locais, regionais e internacionais, além de estimular pesquisas e estudos sobre a arte contemporânea. E, claro, descentralizar um pouco os polos da arte levando-a para o interior.
A lista de artistas está de cair o queixo. Tem Guerrilla Girls, Francesca Woodman, Daniel Senise, Dias & Riedweg, Panmela Castro, Teresa Margolles e Wanda Pimentel. A exposição terá projetos comissionados, performances, memes-obras (feitas exclusivamente para a internet), residências artísticas e intervenções urbanas, conferências internacionais, debates, oficinas, vivências, teatro e shows musicais. Está sendo construída especialmente para a mostra uma área no Sesc Sorocaba de 2.300m2, onde hoje funciona o estacionamento. O evento também terá instalações em ruínas e prédios históricos, comércios e espaços públicos da cidade.

Guerrila Girls
Guerrila Girls

Wanda Pimentel, uma das artistas presentes nesta edição
Wanda Pimentel, uma das artistas presentes nesta edição

A curadoria está nas mãos da Daniela Labra, chilena radicada no Brasil, curadora e crítica independente, pós-doutora em Estéticas da Comunicação pela UFRJ.
Para quem gosta de arte, a mostra é um ótimo motivo para sair da comodidade da capital e se embrenhar um pouco em Sorocaba, que tem se tornado cada vez mais um polo cultural ativo no estado de São Paulo.
Frestas – Trienal de Artes | Entre pós-verdades e acontecimentos
De 12 de agosto a 3 de dezembro, 2017, Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade
Terça a sexta, das 9 às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h30
*Foto destaque: Francesca Woodman – auto retrato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *