Todo poder ao povo! – A arte de Emory Douglas no Sesc Pinheiros

Em 15 de outubro de 1966, em um esforço para patrulhar e monitorar o comportamento agressivo e racista da polícia de Oakland (EUA), Bobby Seale e Huey Newton fundaram o Partido Black Panther. A organização política revolucionária extraparlamentar que lutou até 1982 por reivindicações sociais, econômicas e políticas para a comunidade afro-americana nos Estados Unidos. O trajeto do grupo é muito controverso, sendo considerado decisivo na conquista de direitos civis pelos negros por uns, e uma organização criminosa por outros.

image

O que importa é que os Black Panthers influenciaram largamente os movimentos negros das décadas posteriores. E parte da força ideológica do partido deve-se ao trabalho de Emory Douglas. Ele foi o diretor artístico, designer e ilustrador do The Black Panther, o jornal do movimento, chegando ao posto de Ministro da Cultura do grupo. É dele a máxima ‘Todo poder ao povo!’, além de todo o conceito estético e publicitário que deu cara aos panteras negras. Sua arte gráfica contribuiu para a construção de imagens ícones com temas sociais e políticos que transcendem fronteiras, apresentando um trabalho expressivo, que mistura um desenho denso com as possibilidades limitadas de reprodução da imagem a que tinha acesso na época.

emory-1024x621

O Sesc Pinheiros está com uma exposição dedicada ao seu trabalho e os desdobramentos que ele teve na luta social do movimento negro. Com curadoria do coletivo colombiano La Silueta, representado por Juan Pablo Fajardo, a mostra apresenta um conjunto de obras criadas pelo artista, além de imagens clicadas pelo fotojornalista americano Stephen Shames, fotolivros, cartas e discos. Fora isso, ainda rolam workshops em que artistas, produtores independentes, jovens estudantes, ativistas e todo o povo são convidados a imprimir seu lambe-lambe, zine, revista, cartaz e artes afins em uma máquina offset modelo Chief Model 17 Offset Printing Press, recriando o produção artesanal do jornal.

Foto de Stephen Shames
Foto de Stephen Shames

Todo Poder ao Povo! Emory Douglas e os Panteras Negras
Sesc Pinheiros: Rua Pais Leme, 195 – Pinheiros

Até 4 de junho
De terça a sábado, das 10h às 21h30. Domingos, das 10h30 às 18h30
Entrada gratuita

 

 

Renato Salles

Paulistano da gema e da clara, conhece o mapa de São Paulo melhor que muito taxista (mas foge do trânsito como da cruz!)

One thought on “Todo poder ao povo! – A arte de Emory Douglas no Sesc Pinheiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *