Chefs estrelados na comemoração de 50 anos do Terraço Itália

Perto dos Empire States da vida, ele é um anãozinho. Mas aqui em São Paulo, os 46 andares do Edifício Itália o colocaram por muito tempo na primeira posição de prédio mais alto da cidade, com 151m de altura a partir do nível da rua. Mesmo hoje sendo só o segundo colocado, o Circolo Italiano (nome oficial) continua no imaginário dos paulistanos por sua arquitetura imponente, sua localização estratégica e a vista panorâmica única do topo, onde fica o ilustre restaurante Terraço Itália.

Vista do Terraço Itália, São Paulo - foto: Jardelsliumba
Vista do Terraço Itália, São Paulo – foto: Jardelsliumba

Inaugurado em 1967, o Terraço Itália completa 50 anos de existência em 2017. Símbolo de uma sofisticação um pouco antiquada, o restaurante ainda é um grande fetiche, seja pela grande tradição ou pelo cenário espetacular. As filas para conseguir uma reserva se mantém há décadas, mesmo com os preços sendo altos. Com um currículo desses, a instituição não poderia passar essas bodas em branco.
A festa de aniversário de 50 anos vai durar 5 meses, sendo cada um deles em homenagem a uma década de vida do restaurante. Para tanto, 5 chefs italianos célebres vão revisitar as receitas mais pedidas do cardápio, dando uma roupagem atual, em menus fechados. Para acompanhar, 5 mixologistas vão criar drinks exclusivos inspirados em coquetéis que eram servidos na casa nas décadas passadas.
Menu assinado por Marco Renzetti - foto: Renato Salles
Menu assinado por Marco Renzetti – foto: Renato Salles

A celebração já começou agora em maio. Para a estreia, as panelas estão no comando do chef Marco Renzetti, da Osteria del Petirosso. Seu menu é composto por um mil folhas de legumes com uma fondutina de queijo parmesão de entrada, o prato principal é uma releitura da tradicional lagosta ao Thermidor, e fechando com um fondant de chocolate com calda de figo e conhaque de sobremesa. Em homenagem à primeira década do Bar do Terraço, o barman convidado é o Marcelo Serrano do Brasserie des Arts, que reinterpretou o brasileiríssimo Rabo de Galo. Seu cocktail, chamado Say My Name, leva cachaça artesanal, Maraschino Luxardo, vermute Punt&Mes e uma lasca de pepino. A sugestão é harmonizá-lo com canapés de gorgonzola doce com nozes.
Lagosta ao Thermidor de Marco Renzetti - foto: Renato Salles
Lagosta ao Thermidor de Marco Renzetti – foto: Renato Salles

A cada mês, um novo chef e um novo barman tomam a cozinha e o bar do Terraço Itália. Em junho, Pier Paolo Picchi, do Picchi, faz capellini de palmito pupunha, brotos, flores e alici de entrada, ravioli de truta com manteiga noisette de amêndoas e redução de laranja Bahia, e pão, chocolate e pera na sobremesa. O bar fica a cargo do Laércio Zulu, do Sympa.
Julho vem com o Roberto Ravioli, da Casa Ravioli, servindo tartar de atum, abacate e lagostim, com tempura de abacate e crisps de quinoa de entrada, um remake do Steak Diana com Dry Aged e funghi Porcini, e suflê de chocolate com Nutella e mascarpone para fechar. O bar é do Spencer Amereno Jr., do Frank Bar.
Fondant de Chocolate com calda de figo e conhaque, do chef Marco Renzetti - foto: Renato Salles
Fondant de Chocolate com calda de figo e conhaque, do chef Marco Renzetti – foto: Renato Salles

Agosto chega o Gianpiero Giuliani, do Due Cuochi, com polenta cremosa com Taleggio DOP e mostarda de cremona, ravioli aberto de pato e funghi Porcini com redução de laranja lima, e duas texturas de mascarpone italiano com compota de figo, mel trufado e farofa de cantucci toscano. Os drinks são do Jean Ponce, do Guarita.
E fechando a comemoração em setembro, a dupla Salvatore Loi & Paulo Barros, do Modern Mamma Osteria, preparam gnocchi recheado com espinafre, molho de tomate fresco com manjericão, camarão rosa com cebolas confitadas e gelatina de água de coco verde, e crostata de ricota com chocolate e caramelo com flor de sal na sobremesa. E o bar fecha com Fabio La Pietra, do Peppino. O menu completo custa R$219 por pessoa.
Salão do Terraço Itália, com o centro de São Paulo ao fundo - foto: Renato Salles
Salão do Terraço Itália, com o centro de São Paulo ao fundo – foto: Renato Salles

Terraço Itália
Av. Ipiranga, 344, 41º e 42º andares – República
(11) 2189-2929
Segunda a quinta das 12h às 24h. Sexta e sábado das 12h à 1h. Domingo das 12h às 23h

*Foto do destaque: Flickr – André Deak
 

One thought on “Chefs estrelados na comemoração de 50 anos do Terraço Itália

  1. Palace Itália – apenas o cozinheiro é pessoal ítalo ninguém fala italiano – a reserva que tinha feito para o jantar, não saída risultava- do edifício, o meu parceiro foi roubado de móvel, strappatole mãos de duas pessoas bicicleta na calçada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *