Red Bull Music Academy Festival desembarca em São Paulo

O Red Bull Music Academy Festival é um evento que acontece em Nova York há cinco anos, e em Paris chega à segunda edição em 2017. E para a nossa felicidade, esse ano ele desembarca também na Pauliceia pela primeira vez.
O festival vai acontecer de 2 a 11 de junho. Nesses dez dias, vão rolar conversas e palestras, performances e instalações de alguns dos artistas de mais impacto da atualidade, tributos a ícones e cenas da música brasileira, celebrações diversas da música contemporânea brasileira, estrangeira e da noite paulistana e, obviamente, muita festa. Na França e nos Estados Unidos, o festival ocupa lugares únicos das cidades para explorar paisagens e cenas musicais do passado e também as do futuro. Em São Paulo, os eventos vão invadir lugares icônicos como o Teatro Oficina, a Casa das Caldeiras e os Cines Paissandu e Marabá, no centrão. E como não poderia deixar de ser, muita coisa vai rolar no Red Bull Station, um dos espaços mais representativos da transição da cidade histórica para a metrópole global paulistanos.

Red Bull Music Academy Festival NY - foto: Neville Sukhia
Red Bull Music Academy Festival NY – foto: Neville Sukhia

Nas edições de Nova York, já passaram pelo FBMA Festival gente do calibre de Erykah Badu, Brian Eno, George Clinton, A$AP Rocky e FKA Twigs. Então nada mais natural que termos uma edição de respeito por aqui!
O grande destaque fica por conta dos Racionais MC’s, que têm 4 participações no festival. Dia 2, logo na abertura, começa a exposição ‘Racionais MC’s: Exposição 3 Décadas de História‘, que fica até o final do evento na própria Red Bull Station, com entrada gratuita. Dia 5, é dia de interagir com o grupo. Às 16h, rola uma Sample Masterclass com KL Jay, DJ e produtor do grupo, e seu filho Will. Eles vão contar segredos por trás das faixas e os samples usados pela banda. Às 19h, chega toda a banda para uma conversa de 2 horas com o público. Os dois eventos são gratuitos, mas pedem RSVP. E depois de tanta história e bate-papo, os Racionais sobem ao palco no dia 6, no Audio Club, para apresentar o show ‘Racionais MC’s: 3 Décadas de História‘, que promete ser histórico. Os ingressos custam $60 (inteira) e podem ser comprados aqui.
18489849_10155395249633217_636191988551024302_o
A diversidade é um assunto de peso no festival, com figuras importantes marcando presença. É o caso de Mykki Blanco, rapper americano e homossexual, e Mc Linn da Quebrada, cantora de funk travesti e militante dos direitos LGBT. O line-up continua com um monte de gente grande em encontros que vão fazer São Paulo tremer. Entre eles estão: Theo Parrish, Honey Dijon, Egyptian Lover, Pan Daijing, Grandmaster Raphael, e muitos outros. Entre os brasileiros, estarão a Cashu, Akin, DJ Nuts, Sandra Coutinho, Luisa Puterman, e muitos outros. Para ver toda a programação é só olhar aqui.
Nós apostamos em dois eventos que devem estar entre os mais lindos do festival. O primeiro é o concerto em plena Praça da Sé do segundo álbum de Arthur Verocai, chamado “No Voo do Urubu”. Para quem não sabe, ele é maestro e arranjador, e trabalha com os maiores nomes da música brasileira desde os anos 70, incluindo Gal Costa e Elis Regina. É só chegar!

O segundo é a festa de encerramento, que acontece no domingão, dia 11, durante toda a tarde na Station. A festa ‘A Céu aberto sob o Sol‘ traz o duo Selvagem, Tata Ogan e o DJ londrino John Gómez, misturando house com brasilidades e otras cositas más. A bagunça começa às 14h e vai até as 21h, e a entrada é gratuita, com RSVP. Se quiser mais informações sobre o festival, dá uma olhada no site oficial.
Tá chegando!
*Foto do destaque: RBMA Festival NY – Drew Gurian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *