German Lorca, o gênio da fotografia de graça no Sesc Bom Retiro

Quem curte fotografia ou é um bom entusiasta das artes sabe do peso que o nome German Lorca tem dentro da fotografia moderna brasileira. Até mesmo quem não é expert no assunto provavelmente já deve ter ouvido falar, ou conhece alguma das fotos desse contador formado pelo Liceu Acadêmico de São Paulo. Sua intimidade com a fotografia começou ainda na faculdade, quando comprou sua primeira máquina fotográfica de um colega.

Levitação na piscina - German Lorca
Levitação na piscina – German Lorca

Autodidata, German só viu seu interesse pela fotografia aumentar com o passar dos anos. Com incentivo de um parente, procurou cursos de formação, que eram extremamente técnicos. Então, acabou se dedicando em investigar as linguagens fotográficas dentro dos fotoclubes, que eram mais acessíveis na época. Virou membro do Foto Cinema Clube Bandeirante, onde conheceu grandes percursores da fotografia modernista brasileira.
Rio Pinheiros da Ponte do Morumbi - German Lorca
Rio Pinheiros da Ponte do Morumbi – German Lorca

No alto dos seus 94 anos, o fotógrafo já transitou entre os mais variados contextos. Seu talento transita desde a simples captação de registros de imagens até verdadeiras histórias estáticas.
German Lorca
Foto sem título – German Lorca

A exposição Arte Ofício/ Artifício, que inaugurou no finalzinho de outubro do ano passado e tem curadoria de Eder Chiodetto, reúne de forma progressiva as fotografias de German que retratam principalmente às cenas da vida cotidiana. Com muita liberdade, suas imagens podem se revelar poéticas ou causar certo estranhamento. Na seção ‘Arte’, a linguagem se apresenta em forma de experimentação e vai além dos registros em preto e branco comuns. Em ‘Ofício’, a exposição mostra o lado da fotografia publicitária de Lorca. E em ‘Artifício’, o lado colorido e atento do fotógrafo, provando mais uma vez a atemporalidade do seu trabalho, com obras decisivas para a renovação da fotografia moderna no país.

Em cartaz até o final do mês de fevereiro, Arte Ofício/ Artifício é uma aula de como a paixão pela fotografia conecta o tempo e as histórias do mundo atual.
Arte Ofício/ Artifício – Sesc Bom Retiro
Até 27/02 – Segunda a sexta, das 9h às 18h; Sábado, das 10h às 21h; Domingo e feriado, das 10h às 18h.

Alameda Nothmann, 185 – Bom Retiro
Gratuito
* Foto destaque: Andrea Lorca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *