São Paulo Curiosa: O bairro de Higienópolis

Higienópolis é hoje um dos bairros mais nobres de São Paulo. Localizado na área central, fica no chamado Espigão Paulista, uma das regiões mais altas da cidade. O bairro é predominantemente residencial e tem o oitavo maior IDH do município.

Foto Thomas Hobbs
Foto Thomas Hobbs

A ocupação por ali começou no século XVI quando o lugar fazia parte da Sesmaria do Pacaembu, que era dividida em Pacaembu de Cima, do Meio e de Baixo. Além de Higienópolis, Pacaembu e Perdizes ocupam essa área hoje. Sesmaria são grandes lotes de terra cedidos pelo rei de Portugal para serem cultivadas. A do Pacaembu, no caso, foi dada aos jesuítas que pertenciam a Companhia de Jesus. Em 1760, eles foram expulsos dessas terras que foram então ocupadas por membros da aristocracia paulistana.

3978354314_28f47df82a_b
Foto Monica Kaneko
5021583019_12db332856_b
Foto Monica Kaneko

O bairro porém só foi fundado no fim do século XVIII, quando dois empresários alemães, Martinho Bouchard e Victor Nothmann, compraram mais de 800 mil metros quadrados de terra que pertenciam ao Barão de Ramalho e ao Barão Wanderley. A ideia deles era lotear o espaço e vender para a nova elite paulistana. Assim, foi lançado em 1895 o Boulevard Bouchard, que teve como primeiros moradores fazendeiros, profissionais liberais e estrangeiros. Eles importavam da Europa, principalmente da França, material de construção e a planta para as casas, o que definiu bastante o estilo de arquitetura do bairro.

4776478558_9bdb2846a7_b
Foto Monica Kaneko

Outra coisa que eles fizeram nessa época foi traçar o que seria hoje a Avenida Angélica. Esse traçado permanece praticamente intacto. O nome Higienópolis só veio mais tarde e a razão dele foi o fato da área ter sido uma das primeiras a ter encanamento de esgoto e fornecimento de água. Além disso, um dos principais fatores de desenvolvimento do bairro foi a linha de bondes elétricos da Vila Buarque, chamado de bonde 25, que passava ali pela Rua Maranhão.

Higienópolis foi um dos principais polos esportivos do Brasil e a chácara Vila Maria, que ficava entre as ruas Martinico Prado e D. Veridiana, foi ponto de encontro de intelectuais, sendo que a Semana de 22 foi realizada ali.

* Foto de capa: Monica Kaneko

Dani Valentin

Campineira que adotou São Paulo como cidade do coração. Botequeira e vegetariana, ela ama histórias curiosas e obscuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *