Por que não uma visita no Solar da Marquesa de Santos?

Sabia que existe uma São Paulo colonial até os dias atuais? Isto mesmo! E fica num lugar que muitos passam rapidamente, mas poucos escolhem como lugar para passeio: o Pátio do Colégio. Acreditem, esse pedaço da cidade está muito bem cuidado, seguro e divertido. E por que ele está tão legal? Porque, hoje, estão ali o Museu Anchieta, a Casa no. 1 (atual, Casa da Imagem), o Beco do Pinto e o Solar da Marquesa de Santos – espaços que guardam memórias que valem a pena serem descobertas e redescobertas.

YOLANDA PENTEADO 2

Cá entre nós, lá no Solar da Marquesa de Santos, está acontecendo a Exposição: Yolanda Penteado, a dama das artes de São Paulo que aborda a trajetória de Yolanda Penteado, sobrinha de Olívia Guedes Penteado, baronesa do café e patronesse das artes de São Paulo na década de 1920. Junto com Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, e Assis Chateaubriand, Yolanda transformou o cenário cultural brasileiro.

Casada com Ciccillo, ela teve importante papel na criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo MAM SP (1948) e na organização das Bienais de São Paulo, tendo participado diretamente da organização das duas primeiras mostras (1951 e 1953). Yolanda foi responsável pela vinda da tela Guernica (1937), de Pablo Picasso. Ela participou também de ações no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e na Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

YOLANDA PENTEADO 12

YOLANDA PENTEADO 9

Nos anos 1960, Yolanda intensificou sua colaboração com Assis Chateaubriand no Museu de Arte de São Paulo e na implantação dos Museus Regionais (Olinda, Campina Grande e Feira de Santana). Ainda no mesmo período e já separada de Ciccillo, doou sua coleção de obras de arte particular e recursos ao Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP).

Que tal conhecer as ações de Yolanda Penteado, através de fotos, textos, documentos e depoimentos? Na exposição, dá para entender como a cidade de São Paulo se tornou o atual centro artístico internacional. De quebra, tem o café do Pátio Colégio, no Museu Anchieta que é uma delícia e tem a melhor empanada de berinjela da região.

YOLANDA PENTEADO 5

Serviço: 

Exposição: Yolanda Penteado, a dama das artes de São Paulo
Até 10 de dezembro de 2018
Solar da Marquesa – Rua Roberto Simonsen, 136
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h
ENTRADA GRATUITA
Como chegar: Estação Sé do Metrô
Estacionamentos particulares na região.

* Todas as fotos por  Agatha da Hora

Alecsandra Matias

Rata de galerias e museus, não perde a oportunidade de ir procurar aquela tela, escultura ou monumento famosos que todos só conhecem pelos livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *