Comemorando o ano do macaco

Desde o dia 8 de fevereiro, está se comemorando o Ano Novo Chinês. A data é a mais importante do calendário para o país e é comemorada durante aproximadamente 15 dias. Para quem não sabe, a China e vários outros países asiáticos seguem o calendário lunar e por isso, essa data muda de ano para ano. Além disso, cada ano é marcado por um dos 12 animais do zodíaco: esse é o ano do macaco e vai desse dia 8 até dia 27 de janeiro do ano que vem.

Festival da Lanterna em Shangai - claudio zaccherini / Shutterstock.com
Festival da Lanterna em Shangai – claudio zaccherini / Shutterstock.com

Como no nosso reveillon, o Ano Novo Chinês é considerado o fechamento de um ciclo. Por lá, no último dia, faz-se faxina na casa e come-se guioza. É tempo de reunir a família e visitar os parentes e amigos. A cor marcante é o vermelho, que representa sucesso e fortuna, além de afugentar maus espíritos.

Em São Paulo, essa comemoração sempre esteve presente, seja em festas como em homenagens em restaurantes. Quer saber o que vai rolar em 2016? Dá uma olhada então:

Festas

11ª Festa do Ano Novo Chinês

A festa na Liberdade está em sua 11. edição e conta várias apresentações tradicionais da cultura chinesa, como o desfile de trajes típicos, a dança do dragão bem como música, caligrafia e medicina alternativa. Tudo isso com várias barraquinhas para todo mundo se deliciar com as comidas típicas.

11ª Festa do Ano Novo Chinês
13 e 14 de fevereiro de 2016.
Horários: Sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 11h às 19h.
Endereço: Praça da Liberdade – Centro – São Paulo.

Celebração do Ano Novo Chinês

giocalde / Shutterstock.com
giocalde / Shutterstock.com

O templo Zu Lai é o maior templo budista em toda América do Sul e o primeiro do monastério Fo Guang Shan na América Latina. Sua celebração do Ano Novo já é tradicional  e sempre está cheia. Começa com a Cerimônia dos Mil Budas, e tem ainda almoço vegetariano, origami, caligrafia chinesa e a dança do dragão e leão.

Celebração do Ano Novo Chinês
21 de fevereiro
Horários: A partir das 10h
Endereço: Templo Zu Lai – Estrada Fernando Nobre , 1461

Restaurantes

Foto lsantilli/Shutterstock
Foto lsantilli/Shutterstock

Aproveitando as festividades, alguns restaurantes prepararam  opções especiais para a época. Um deles é o Tian que fez um trio de receitas com pato: salada de macarrão crocante com pato confitado, dumpling com pato desfiado e pato frito ao molho hoisin. Tudo por R$ 180,00, para duas pessoas e um cheesecake de banana de sobremesa. O menu está disponível até dia 18.

Já o P.F. Chang’s tem um menu especial até dia 3 de abril. Entre as opções estão o Firecracker Chicken, um peito de frango picante ao molho hoisin com abacaxi, brócolis, cogumelos e pimenta; e o Flaming Garlic Beef, lâminas de carne, pimenta, pimentões e folhas ao alho.

Agora, se você ama comida chinesa e não precisa de comemoração ou menu especial nenhum, esses são os restaurantes chineses da cidade que amamos:

Ton Hoi é um restaurante de comida tradicional chinesa mas que não deixa de ousar e tentar coisas novas. Está na ativa por 4 décadas, primeiro comandado pelo pai Wong Chung Yuk, e desde 1995 pelo filho Tommy Wong. Dentre as opções está o especial da casa Trio Campeão, que traz camarão, mexilhões e lula salteadas com alho, gengibre e pimentas vermelhas e verdes, servido com brócolis e acelga.

Ton Hoi
Av. Prof. Francisco Morato, 1484 – Butantã, São Paulo
Horários: Almoço – de terça a sábado, das 12h às 14:30; Jantar – de quarta a sábado, das 19:30h às 22h
Telefone: 3721 3268

É impossível passar pelo Golden Plaza e não notar a fachada. O restaurante oferece opções das quatro cozinhas regionais: Cantão, com pratos feitos sob fogo brando; Hunan e Szechuen, para quem gosta de uma pimentinha; Peking (Mandarin), com o sabor mais delicado; e por fim Shanghai, com pratos com leve sabor adocicado e cor atraente.

Golden Plaza
R. Luís Gonzaga de Azevedo Neto, 263 – Morumbi
Horários: Almoço – de segunda a sexta, das 12h às 14:30h; Sábado das 12h às 15:30h e Domingo das 12h às 16h; Jantar – Abre todos os dias às 18:30h; De quarta e quinta, fecha às 22h, sexta às 22:30h, sábado às 23h e domingo às 21:30h
Telefone: 3758-7334 / 3758-1310

*Foto de capa Toa55/Shutterstock

Dani Valentin

Campineira que adotou São Paulo como cidade do coração. Botequeira e vegetariana, ela ama histórias curiosas e obscuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *