Carnaval de Rua: Em que bloco eu vou?

Carnaval chegando e a maior dúvida da humanidade vira ‘em que bloco eu vou?’. Porque foi-se o tempo em que carnaval era coisa fácil e só acompanhar os desfiles das grandes escolas pela TV e torcer pela sua favorita. Esse ano, São Paulo terá mais de 350 blocos, todos com os mais variados temas, e escolher no que ir vira tão desafiador quanto montar uma fantasia.
Resolvemos então inovar esse ano. Em vez de listar os trocentos bloquinhos (a lista oficial está aqui para aqueles que ainda não viram), decidimos te ajudar na árdua tarefa de achar o bloquinho que complementa seu estado de espírito e suas intenções nesses dias de folia. Vamos lá?

Para quem quer pegação/azaração

Reprodução Casa Comigo
Reprodução Casa Comigo

O Bloco Casa Comigo foi feito para os solteiros de plantão. São centenas de pessoas com véu e gravatinha o que permite a cantada mais básica do mundo: “Quer casar comigo?”. Isso não quer dizer que o bloco não faz a alegria dos “ajuntados”, além da organização impecável, ali é alegria pura.
Uma ótima alternativa ao Casa Comigo no quesito paquera e pegação é o Vou de Táxi que acontece quando o carnaval já acabou (acaba gente?), no domingo, dia 14 de fevereiro.
Bloco Casa Comigo
Data: 31/01 às 11h
Saída: Av Brig. Faria Lima, 196
Bloco Vou de Táxi
Data: 14/02 às 11h
Saída: Bar Pirajá – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64

Para quem quer dançar até os pés doerem

confraria
O Desfile Confraria do Pasmado é o bloco perfeito para quem quer mostrar que é pé de valsa: a bateria é enxuta mas dá conta do recado e no som rola de tudo, até Beatles. Aliás, esse é o bloco perfeito para quem quer dançar e praticar a arte da sedução ao mesmo tempo.
No mesmo dia e horário do Pasmado, acontece o Bloco do Ó. Esse é o bloco do velho conhecido Ó do Borogodó, e conhecendo a casa -ou mesmo só a fama – , já dá para saber que o negócio vai ser bom.
Se você não tem medo de uma multidão e acha que carnaval tem que ser muvuca mesmo, já amanhã rola o Carnaval do Sargento Pimenta. Aumentaram o lugar, foram esse ano para a Avenida Tiradentes, lá perto da Pinacoteca do Estado. Sempre muito divertido apesar da muvuca.
Carnaval do Sargento Pimenta
Data: 30/01 às 14h
Saída: Av. Tiradentes, na altura da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Desfile Confraria do Pasmado
Data: 31/01 às 11h
Saída: Av Brigadeiro Faria Lima, 196 – Pinheiros
Bloco do Ó
Data: 31/01 às 10h
Saída: Ó do Borogodó – Rua horácio Lane, 21 –  Pinheiros

Para quem quer beber

joao
Reprodução João Capota na Alves

O bloco João Capota na Alves está em seu nono ano e continua como um dos blocos mais divertidos da cidade. O nome é uma homenagem às ruas João Moura, Capote Valente e Alves Guimarães. Depois de terminar, continue tomando umas catuabinhas ali na praça Benedito Calixto.
Bloco João Capota na Alves
Data: 06/02 às 13h
Saída: Esquina da Oscar Freire com a Galeno de Almeida

Para quem não gosta de muvuca

Reprodução Passaram a mão na Pompéia
Reprodução Passaram a mão na Pompéia

O Passaram a mão na Pompéia comemora 10 anos esse ano e é perfeito para aqueles que gostam de blocos pequenos e com um clima mais familiar. É super focado em marchinhas e sempre monta uma estrutura boa com casas de apoio para os foliões.
Passaram a mão na Pompéia
Data: 30/01 às 13h
Saída: Centro Cultural Pompéia – Rua Ministro Ferreira Alves, 305 – Vila Pompéia

Para quem não gosta de carnaval

Reprodução Unidos do Swing
Reprodução Unidos do Swing

O Bloco 77 vem provar que punks também são foliões. Todos os clássicos punks – e mais algumas novidades – cantados em ritmo de marchinha. O bom é que dá para aproveitar o bloco por 3 dias. Não deixe de ir com as cores no bloco, preto e amarelo.
Vai ter música eletrônica no carnaval, sim! O Unidos do BPM é o primeiro bloco eletrônico do carnaval paulistano e traz no lineup o Márcio Vermelho (ODD/LAÇO) e Dany Bany (Dany-se).
O Carnavelhas é o projeto carnavalesco dos Velhas Virgens que toca todas as suas músicas em ritmo de marchinha. Eles tocam no Bloco 13D+, formado por amigos, moradores e comerciantes do querido Bixiga.
E que tal um pouco de jazz para terminar o carnaval? Essa é a proposta do Unidos do Swing, que está em seu segundo ano e conta com fanfarra e dançarinos de Lindy Hop.
Bloco 77
Data: de 06 a 08 de fevereiro, às 15h
Saída: Real Bar e Lanches – Rua Simão Alvares 366
Unidos do BPM
Data: de 06/02, às 16h
Saída: Rua Nestor Pestana
Carnavelhas
Data: de 06/02, às 14h
Saída: Praça Dom Orione – Bixiga
Unidos do Swing
Data: de 08/02, às 14h
Saída: Praça Roosevelt – Centro

Para quem é “moderno”

reproduçaõ Acadêmicos do Baixo Augusta
reproduçaõ Acadêmicos do Baixo Augusta

Acho que o Tô de Bowie é um dos blocos mais aguardados desse ano, devido a morte do David em janeiro agora. Vai ser uma linda homenagem para o artista que inspira e vai inspirar muito mais gente por aí. Já prepara os lencinhos para chorar.
O Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta também fará uma homenagem ao Bowie em seu desfile. O bloco, que é um dos mais conhecidos na cidade, tem o tema “Família Augusta, de todo jeito nos gusta” e tem participações como Alessandra Negrinio (rainha), Tiê, Simoninha e Tatá Aeroplano.
Bloco Acadêmicos do Baixo Augusta
Data: de 31/01, às 16h
Saída: Rua da Consolação, entre a Av. Paulista e a Antônio Carlos
Tô de Bowie
Data: de 09/02, às 15h
Saída: Largo Santa Cecília – Santa Cecília

Para quem é universitário (ou gosta do clima)

O Cortejo Carnavalesco do Acadêmicos da Cerca Frango é formado por amigos, (ex)estudantes da faculdade de publicidade da USP, a ECA. É um bloco menor, com muitas pessoas queridas e com muita gente fantasiada.
Cortejo Carnavalesco do Acadêmicos da Cerca Frango
Data: de 09/02, às 12h
Saída: Rua Aimberê, 1146 – Perdizes

Para quem quer fugir do tradicional

Reprodução Bloco Soviético
Reprodução Bloco Soviético

A proposta do Bloco Soviético é juntar as migas esquerdofestivas e os passistas comunistas para fazer o bloco mais revolucionário da cidade. Ele ainda sai uma semana antes do carnaval para derrubar o capitalismo. Então separa sua fantasia de Lenin e se joga!
O Bloco Ciga★Nos aparece no carnaval pela primeira vez e estamos curiosíssimos. vem da festa com o mesmo nome onde mesclam música cigana e eletrônica. Vamos ver o que eles vão aprontar!
Bloco Soviético
Data: de 30/01, às 15h
Saída: Bar Tubaína – Rua Haddock Lobo, 74 – Consolação
Bloco Ciga★Nos
Data: de 30/01, às 17h
Saída: Viaduto Santa Efigênia – R. Santa Efigênia, 57
*Esse post não poderia ter sido feito sem o nosso folião profissional Ricardo Morais 🙂
*Foto de capa Olaf Naami/Shutterstock

2 thoughts on “Carnaval de Rua: Em que bloco eu vou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *