São Paulo Curiosa: A Casa Bola

A São Paulo Curiosa é a mais nova coluna do blog e queremos aqui mostrar tudo de curioso que existe nessa cidade: pessoas, prédios, notícias e por aí vai. Ou seja, conhecendo bem São Paulo, tem material para dar e vender.
Começando, nada mais justo do que falar da construção mais estranha – não no mal sentido – e que se tornou um símbolo da nossa arquitetura: a Casa Bola. A casa fica na Rua Amauri, 352 e foi construída em cima da casa onde o arquiteto morava. A construção começou em 1972, terminando em 1979, e nesse meio tempo surgiram vários boatos da tal casa, um deles dizia que Longo era um médico e estava construindo uma antena para se comunicar com a mulher morta.

casa11
Foto reprodução Eduardo Longo

casa12
Foto reprodução Eduardo Longo

Na verdade é que a casa nada mais era do que um protótipo que deveria ser derrubado depois. Na visão do arquiteto, seria possível comprar um módulo pronto de fábrica e anexar – ou remover – em prédios. Cada apartamento seria então uma bola, totalmente independente das outras unidades. O plano inicial era ter 10 metros de diâmetro, porém para não invadir a área do vizinho, acabou tendo 8 metros.
A casa em si tem 3 andares, 100m2 e é dividida em sala de estar, copa, cozinha, três suítes, lavabo, área de serviço e sótão. Como se tratava de um protótipo, muitas peças internas, como fogão, geladeira e privada, foram feitas pelo próprio Eduardo. O arquiteto mudou com a família para a casa.
casa21
Foto reprodução Eduardo Longo

Foto Eduardo Longo
Foto reprodução Eduardo Longo

Dá uma olhada no próprio Eduardo Longo mostrando e contando um pouco mais sobre a casa:

Casa de Arquiteto – Eduardo Longo from Habitar on Vimeo.
Hoje a casa é fechada para visitação. Veja mais fotos aqui.
*Foto de capa: http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *