Pode parecer simples, mas antes da Ford, as empresas vendiam apenas o que queriam vender.

Assim como César aproveitou o jornal publicitário para melhorar a
percepção do público, as empresas podem usar essa mesma técnica
para gerar impressões positivas da marca.
Henry Ford é lembrado como parte integrante da história dos Estados
Unidos por revolucionar a indústria automobilística no início do século
20 com o Ford Modelo T. Ford e o Modelo T foram notáveis em termos
da intercambiabilidade de suas peças que permitiram a produção em
massa -, entretanto, de acordo com o professor da Harvard Business
School Theodore Levitt, a história celebrou a Ford pelos motivos
errados. “Seu verdadeiro gênio”, diz Levitt, “foi o marketing”.
Programas de indicação
A Ford reconheceu que os produtos devem atender às necessidades e
desejos do mercado-alvo. A famosa frase da Ford foi : “Se eu
perguntasse aos meus clientes o que eles queriam, eles teriam dito
um cavalo mais rápido.” Ford foi capaz de reconhecer as
necessidades de seu mercado – necessidades que os próprios clientes
ainda não conseguiam articular. Ford projetou um produto tendo em
mente as necessidades de seus clientes.
Em 24 de março de 1756, o rei prussiano Frederico, o Grande,
ordenou que as batatas fossem cultivadas e distribuídas por toda a
Prússia.